Marcadores

Sistema Renal



O
Sistema Excretor é formado por um par de rins, um par de ureteres, bexiga, e a uretra. É localizado na parte dorsal do abdomem, logo abaixo o diagragma, um em cada lado, protegido pelas ultimas costelas e uma camada de gordura. Os rins são formados por tecido conjuntivo que o sustentão e dão forma ao mesmo, e por milhões de unidades filtradoras que são os néfrons. O sistema renal tem como função controlar o ph do sangue, o volume do sangue, a pressão arterial, libera hormonios. A função dos rins são basicamente controlar a quantidade de agua no sangue, manter o acido-basico, liberar ureina, creatina, ácido urico, armazenar proteinas e glicoses.








Os néfrons em sua extremidade contem a capsula de Bowman, que envolve quase totalmente o glomérulo, posteriormente em sua primeira curvatura se encontra o tubulo contorcido proximal, logo após tem o ramo descentende e o ramo ascendente, estes dois fazendo parte da alça de Henle, em seguida temos o tubulo contorcido distal que liga-se ao ducto coletor.
Os Néfrons são uma unidade funcional, que filtram o sangue, promovem a homeostase, onde ocorre o retorno de substancias uteis para o organismo, existem cerca de 2 milões de néfrons nos dois rins. A parte que se localiza o glomérulo e a cápsula de Bowman se denomina
Corpusculo Renal, e onde passa todo o sangue se chama Tubulo Renal. O sangue chega até os rins pela Arteria Renal, onde ela se ramifica dentro dos rins formando inumeras arteriolas aferentes que se ramificam dentro da Cápsula de Bowman formando um enovelhado de capilares chamado de Glomérulo de Malpighi.


O sangue arterial sofre uma compresão de 70 a 80 mmHg em suas arteriolas, sendo suficiente para o
filtrado glomerular (substancia quimicamente parecida com o plasma, com execão de não ter proteinas) passar pelo glomérulo chegando a cápsula de Bowman, e adiante passando pelo tubulo contorcido proximal que por ter celulas adaptadas ao tranporte ativo, vai ocorrer a saida de sódio por transporte ativo. Com a saide desses Íons o tubulo fica mais hipotonico e ao percorrer o ramo descentente da alça de Henle ocorre a saida de água por osmose, chegando a alça de henle onde a concentração é maior ocorre mais perda de água. Após, percore o ramo ascendente da alça de henle que por sua vez tem células impermeáveis e adaptadas ao transporte ativo de sais, sendo assim ocorre a remoção ativa de sódio deixando o tubulo hipôtonico. Chegando ao tubulo contorcido distal que tem celulas permeáveis ocorre a reabsorção de agua por osmose para os capilares sanguineos e ao sair do néfron chega ao ducto coletor onde vai finalizar a reabsorção de água. Desta forma estipula que os rins filtram cerca de 180 litros de plasma por dia, deles apenas formando de 1 a 2 litros de urina, sendo assim 99% volta para a corrente sanguinea.

Durante a passagem pelo Tubulo Renal ocorre dois tipos de transportes, o ativo e o passivo. O ativo consiste no transporte de glicose, proteinas, aminoácidos, a celula gasta 90% de sua energia para promover este transporte, que por sua vez é muito eficiente, deixando passar quase nada para a urina. O transporte passivo não ocorre gasto de energia, temos como exemplo o transporte da agua por osmose, e a maioria dos íons, o epitelio tubular é bastante poroso e permeavel a pequenas moleculas.

Supra-Renais tem localização logo acima dos rins, dividido em córtex e medula. O Córtex produz 3 tipos de hormonios que são eles: Glicocorticoides, responsaveis pela conversão de proteinas e gorduras em glicose, diminuem a absorção de glicose pelas celuas, aumentam a concentração de glicose no sangue, a taxa metabolica e a geração de calor. Mineralocorticodes, que aumentam a reabsorção de agua, ions de calcio e cloreto nos tubulos renais aumentando a pressão arterial. Andrógenos que desenvolvem e mantes os caracteres secundario do sexo masculino. Medula produz 2 tipos de hormonios, que são: Adrenalina, responsavel por promover a taquicardia, o aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardiacos e respiratórios, aumenta a atividade mental, aumenta a secreção de glicose. A Nora-drenalina diminui os batimentos cardiacos.
Os Hormonios Antidiuréticos controlam a permeabilidade da agua nos tubulos distal e coletor do néfron, é produzido no hipotálamo e armazenado e secretado pela hipófise. O Hormônio aldosterona atua no tubulo distal e coletor absorvendo potássio e o sódio, é secretado pelas supra-renais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Mais!